segunda-feira, 20 de maio de 2013

Quem é o Administrador 2.0



Administrador 2.0

Se não bastasse a ascensão do comércio eletrônico como legítimo representante da economia digital, as redes sociais têm contribuído para deixar as pessoas e as empresas cada vez mais conectadas.

Nesse cenário, como deve ser o papel de um administrador?

Quais as possibilidades que essas redes trazem para esse profissional?

O Administrador 2.0, segundo Durval Lucas Júnior, professor da universidade Federal de São Carlos, é resultado da própria evolução do conceito da internet – de Web 1.0 para Web 2.0.

A primeira versão era focada no software, concentrada em grandes servidores e poucos canais; a outra se baseia em serviços exclusivos de dados e grande variedade de canais.

“Antes, o conhecimento estava com quem detinha o controle. Hoje, ele é compartilhado em escalas, o que traz benefício para todos”.

Apesar de a nova geração estar praticamente conectada o tempo todo, a maioria das empresas ainda não descobriu ”que nessa mágica, a hierarquia entre elas e os clientes não existe mais”.

Em outras palavras, as mídias sociais abrem o caminho para elogios e/ou reclamações, e as organizações, lentamente, estão tomando consciência disso.

Uma pesquisa da IBM, na qual 1.700 profissionais de marketing de 19 segmentos industriais em 64 países revelaram que suas empresas não estão preparadas para lidar com as mídias sociais.

A boa notícia, porém, é que 82% dos entrevistados disseram que pretendem aumentar a interatividade nos próximos três a cinco anos, mas admitiram que as organizações em que trabalham terão de fazer mudanças nos métodos tradicionais de marketing de produto.

Esse cenário abre a possibilidade de o Administrador 2.0 atuar como analista de redes sociais, cargo considerado promissor de acordo com diversos veículos especializados no assunto.

Nas organizações, o campo de trabalho se concentra nas áreas de marketing e departamentos de mídias e redes sociais.

Fora delas, em agências de publicidade e marketing, consultorias e prestadoras de serviços.

Além de monitorar as mídias, esse profissional deve analisar o mercado e a concorrência e saber responder as perguntas dos internautas, especificamente quando se tratam de queixas contra a empresa, o chamado SAC 2.0.

Não é para menos. Uma pesquisa divulgada pela Folha.com comprova que os consumidores que usam o Twitter para reclamar sobre problemas com produtos e serviços obtêm uma resposta 8,4 mil vezes mais rápida do que se tivessem que procurar o Procon.

Ainda de acordo com a pesquisa, o retorno costuma ser dado entre cinco minutos e duas horas e as soluções saem em até 24 horas.

Social Commerce

Outro campo de atuação do Administrador 2.0 está no Social Commerce, uso das redes sociais como plataforma de promoção de vendas, cujo portfólio é organizado de acordo com as necessidades do público e a disponibilidade de atende-lo.

O conceito ainda é recente em todo o mundo, mas a ideia é usar a tecnologia para facilitar uma prática muito comum entre os consumidores: a troca de informações sobre produtos, marcas e serviços entre amigos.

Em síntese, uma coisa é ouvir do lojista que determinada marca é excelente; outra é ter essa informação passada por alguém em quem se confia.

A principal atribuição do administrador nesse processo é estabelecer estratégias para que os clientes visitem as lojas físicas e recomendem os produtos por intermédio da rede.

O trabalho, de acordo com especialistas, é árduo, mas o retorno é interessante.

Por meio do Social Commerce, as empresas têm a oportunidade de ampliar o relacionamento com os clientes e agregar valor ao que oferecem.

Ou como afirmou Alexandre Hohagen, vice-presidente do Facebook para a América Latina, comprar é um ato social.

Essa definição, segundo Hohagen, define a terceira fase da internet.

No seu entendimento, n a primeira, as pessoas buscavam exaustivamente as informações de que precisavam; na segunda, as informações passaram a ser entregues, graças aos mecanismos de buscas; na terceira, comprar é um ato social.

Extraído da revista Administrador Profissional


Tadeu Artur Cavedem
FuturaMente – Treinamento, Assessoria e Consultoria Ltda.
www.futuramente.com.br
contato@futuramente.com.br
Telefones: 11 4023-2038
Celular:  11 9 9989-4865


Nenhum comentário:

Postar um comentário