terça-feira, 21 de maio de 2013

Humanizando a tecnologia



No cenário em contínuo e cada vez mais veloz e abrangente processo de mudança, algumas considerações devem ser feitas no sentido de harmonizar o avanço tecnológico com as emoções e as expectativas das pessoas no tocante a poderem reunir condições adequadas para cuidarem de suas atualizações técnico-comportamentais e, assim, desenvolverem e/ou usarem novas tecnologias em proveito de ganhos reais de competitividade nas empresas para as quais prestam serviços e, com isso, aumentarem sua satisfação com o trabalho e seu bem-estar consigo mesmas.

Nosso objetivo é esclarecer alguns conceitos importantes sobre o tema e indicar ações que possam ser tomadas para melhorar o grau de harmonização entre as pessoas e a tecnologia.

Vamos aos conceitos:

      – Avanço

Esta palavra, no nosso contexto, tem o sentido de “processo de mudança”.

Fato é que o mundo sempre mudou e continuará mudando, independentemente de nossa vontade e/ou de nossa aprovação e, quer concordemos ou não, no geral, o processo de mudança tem nos conduzido para situações reais de melhor qualidade de vida.

Basta observarmos as condições de vida de nossos avós e pais para constatarmos que temos muito mais conforto material que quaisquer deles, e muito melhores condições de vida.

Fica, porém, no ar uma questão: somos, no geral, mais felizes do que eles foram?

      – Tecnologia

Entendemos por tecnologia os esforços realizados pelas pessoas no sentido de desenvolverem equipamentos, processos ou métodos que permitam fazer, de modo mais efetivo (eficiente e eficaz), coisas que já fazíamos ou novas coisas a fazer.

Em síntese: tecnologia nada mais é do que conhecimento humano aplicado, de acordo com um método, de modo a atingir determinado resultado ou objetivo.

O cenário atual caracteriza-se por emprego maciço da tecnologia da informática em todos os processos industriais, burocráticos e de automação.

As informações correm o mundo em milésimos de segundos e vamos continuar evoluindo nesta e em todas as áreas de atuação humana.

Isso nos leva a propor a mesma reflexão: tudo isso tem tornado os seres humanos mais felizes?

      – Humanizar

Cremos que “humanizar” seja tornar alguma coisa humana ou mais humana.

A grande questão não se prende a humanizar a tecnologia – posto que ela é naturalmente humana -, mas recordar ao homem os valores básicos que nele já foram incutidos, por Deus ou pela ciência, sem polemizar.

Pena que uma significativa maioria de seres humanos ainda é por demais materialista e, pior, imediatista – causas que o levam a lutar por obter e manter mais e mais poder, mais e mais riqueza, no menor tempo possível.

E esse procedimento acaba por quase embotar a consciência, a capacidade de julgamento entre o que seja bem e o que seja mal.

Precisamos reconhecer que, independentemente de vontades individuais, tais julgamentos sempre ocorrem e que, quer sob o prisma da religião, que da ciência, o homem sempre terá que acabar pagando por aquilo que faz.

Ciência: “A toda ação corresponde uma reação de força igual e sentido contrário”.

Religião: “O que o homem plantar, seguramente isso colherá”.

Concluindo, somos de opinião que “humanizar a tecnologia” nada mais seja que procurar sempre obter avanços tecnológicos, respeitando, ao máximo, os aspectos sociais e ambientais, contribuindo para a melhoria – ou, pelo menos, a conservação -  da qualidade de vida das pessoas.

Estamos falando então de um conceito maravilhoso: humanizar a tecnologia é cuidar de desenvolvê-la tendo em vista a felicidade humana e a preservação do planeta.

Antonio Carlos Cassarro
Administrador de Empresas
Sócio-Diretor da CTO – Consultoria e Treinamento Organizacional


Tadeu Artur Cavedem
FuturaMente – Treinamento, Assessoria e Consultoria Ltda.
www.futuramente.com.br
contato@futuramente.com.br
Telefones: 11 4023-2038
Celular:  11 9 9989-4865


Nenhum comentário:

Postar um comentário