domingo, 26 de maio de 2013

Competências de 2020

O Institute for the Future, centro de pesquisas sem fins lucrativos com sede em Palo Alto, Cafifórnia, realizou em 2011, com o patrocínio do Apollo Research Institute, um estudo que teve por finalidade detectar novas competências necessárias para ser bem sucedido no cenário profissional futuro.

O documento, intitulado Future Work Skills 2020, se baseou na elaboração de prognósticos em áreas como educação, tecnologia, demografia, trabalho e saúde, a partir de opiniões de especialistas de várias disciplinas.

Os pesquisadores identificaram grandes impulsionadores de mudanças de ruptura que, em conjunto, reformularão o cenário do trabalho e selecionaram os seis mais relevantes para as futuras habilidades de profissionais e organizações.

1)     A longevidade extrema em escala global, que muda a natureza das carreiras e do aprendizado.
2)     A ascensão das máquinas e sistemas inteligentes, que gera crescente automatização do local de trabalho.
3)     O mundo entendido como um sistema programável, em decorrência da disseminação de sensores e do poder de processamento.
4)     As novas ferramentas de comunicação, criadoras de um cenário que exige alfabetização multimídia.
5)     A emergência das organizações superestruturadas, nas quais as tecnologias sociais promovem novos meios de produzir e criar valor.
6)     Um mundo conectado globalmente, no qual a diversidade e a adaptabilidade estão no centro das operações organizacionais.

E identificaram seis habilidades vitais para o sucesso pessoal até 2020, como:

1)     A capacidade de entender conceitos de múltiplas disciplinas.
2)     A capacidade de trabalhar produtivamente e com comprometimento em uma equipe virtual.
3)     A inteligência social, que permite conectar-se com os outros de maneira profunda e direta, a fim de estimular reações e gerar as interações desejadas.
4)     A capacidade de operar em diferentes cenários culturais.
5)     A capacidade de discernir e filtrar informações segundo sua importância.
6)     O pensamento original e adaptativo, que permite pensar e propor soluções e respostas que vão além das normas estabelecidas.
7)     A alfabetização orientada aos novos meios de comunicação, ou seja, a capacidade de avaliar criticamente e desenvolver conteúdos para os novos formatos midiáticos e aproveitá-los para estabelecer uma comunicação persuasiva.
8)     O pensamento de design, que permite representar e desenvolver criativamente tarefas e processos de trabalho.
9)     Para obter êxito, os trabalhadores do futuro terão de se tornar sujeitos do aprendizado ao longo de toda a vida e contar com uma grande capacidade de adaptação.
10) E às empresas cabe alinhar as estratégias com tudo isso.

Extraído da Revista Brasileira de Administração

Tadeu Artur Cavedem
FuturaMente – Treinamento, Assessoria e Consultoria Ltda.
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