terça-feira, 10 de junho de 2014

Vida profissional...



Precisamos entender que a nossa vida profissional é construída diariamente, através de muito esforço, portanto, de nada adianta ficarmos ansiosos e criarmos expectativas de que no próximo mês seremos promovidos e atingiremos o topo da nossa carreira, como se tudo acontecesse num grande passe de mágica.

Para se chegar ao pódio de uma carreira profissional terá que fazer grandes investimentos de tempo e dinheiro. Achar que a empresa deverá investir em você é o maior dos erros que pode cometer, pois estaria delegando essa responsabilidade, que é sua, para a empresa.

É claro que existem empresas que ajudam seus colaboradores pagando parte dos seus estudos e treinamentos, mas você deverá fazer a sua parte e os seus investimentos se quiser ser bem sucedido na vida profissional.

Não importa a sua área de atuação na empresa, procure se especializar no seu segmento de trabalho. Se você é contador, procure manter-se atualizado, participando de treinamentos, seminários e workshops que estejam relacionados com o seu dia a dia.  Assine revistas específicas que tratam de assuntos que tem tudo a ver com a sua profissão e participe de grupos de estudos e pesquisas relacionados ao seu campo de atuação.

Para ser um profissional bem sucedido na carreira não basta você ser um expert no assunto, mas terá que ter outras habilidades e atributos, tais como: falar uma segunda língua, saber se relacionar com os colega e com os  superiores, ter facilidade para falar em público, saber administrar conflitos, manter o equilíbrio diante de situações estressantes etc.

Algumas habilidades e atributos poderão ser obtidos através de treinamentos específicos, que geralmente não estão no rol das prioridades das empresas, então caberá somente a você fazer os investimentos que forem necessários para suprir essas deficiências. Mas existem alguns que você só conseguirá obtê-los através do conhecer a si mesmo. Esses são os mais trabalhosos de serem obtidos por causa do nosso orgulho, que nos dá uma imagem de que já somos perfeitos, portanto, não precisamos mudar.

É preciso tomar muito cuidado com a acomodação, também é conhecida como “preguiça”, pois ela é a responsável pela maioria dos casos de insucesso profissional. É ela que não deixa você ler um livro, aprender uma nova língua, fazer um novo curso etc. Como o orgulho não deixará você assumir a preguiça, provavelmente encontrará inúmeras desculpas para não fazer o que tem que ser feito, tais como: não tenho tempo, não tenho dinheiro, não consigo aprender, tenho outras coisas mais importantes do que isso para fazer, tenho que cuidar de mim mesmo etc.

Lembre-se que existem dois grupos de pessoas bem distintas nas empresas em geral: Aquelas que esperam as coisas acontecerem e vivem reclamando de tudo e de todos; e aquelas que fazem as coisas acontecerem, estudam, se esforçam e dão tudo o que podem para obterem o merecido lugar no pódio dos profissionais bem sucedidos e felizes. A que grupo você pertence?

Sucesso!

Tadeu Artur Cavedem
Consultor comportamental
contato@futuramente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário