quinta-feira, 26 de junho de 2014

Negociar é preciso...


Infelizmente o homem ainda encontra-se demasiadamente apegado às coisas, pessoas e sistemas e, consequentemente, tem trazido muito sofrimento para si e para os outros, pois o apego é característica de pessoas egocêntricas.

À medida que o homem evolui e torna-se mais empático e desapegado, com isso percebe que a felicidade nada mais é do que proporcionar felicidade, onde quer que ele esteja.

O ambiente de trabalho é um laboratório fantástico para que você possa fazer infinitas experiências ligadas ao relacionamento humano. É o local ideal para você colocar em prática a paciência, a tolerância e até mesmo a resignação.

A paciência nos é exigida sempre que estivermos diante de situações desagradáveis, esporádicas e não sejam graves, portanto com soluções. Já a tolerância nos é exigida sempre que estivermos diante de situações desagradáveis, constantes e não graves. A resignação nos é exigida quando estamos diante de situações desagradáveis e graves, portanto, sem solução, independentemente de serem esporádicas ou constantes.

Tanto a paciência, como a tolerância e a resignação representam uma forma de compreensão dos porquês e de renúncia de nossas necessidades egocêntricas.

No ambiente de trabalho seremos exigidos diariamente à prática da compreensão do outro dando-nos a oportunidade de negociarmos com os outros e conosco mesmo.  A negociação é um processo evolutivo que exigirá de nós o entendimento de que só será considerada boa quando ambos os lados são beneficiados. 

Negociar com o outro é importante e evolutivo, mas enquanto estiver negociando estará esperando que o outro mude o seu ponto de vista. Negociar consigo mesmo é muito mais evolutivo, já que não precisa mais negociar com o outro por compreender a  necessidade alheia, portanto, é uma negociação que só depende de você.

Uma pessoa extremamente egocêntrica jamais negocia, pois vive com a atenção voltada para as suas próprias necessidades. Geralmente se estiver diante de alguém que julgue não oferecer nenhum risco para ela, exigirá tudo do outro e nada de si mesmo. Essa mesma pessoa quando estiver diante de alguém que lhe ofereça algum risco (chefe, autoridade etc.) se frustrará com facilidade por não poder atender as suas necessidades egocêntricas. São pessoas infelizes.

Pessoas extremamente empáticas não sentem necessidades de negociar com o outro, geralmente negociam consigo mesmas, conseguem compreender  as necessidades alheias e fazem tudo pela compreensão dos porquês, ou seja, fazem tudo por amor.  São pessoas felizes.

A maioria de nós já não está no extremo do egocentrismo, tampouco no extremo da empatia e por essa razão sofre pela falta de negociação. Quem se encontra nessa fase precisa ser um exímio negociador entre as necessidades empáticas e egocêntricas se quiser evitar ou reduzir o sofrimento.

Procure se observar no ambiente de trabalho e perceba se você costuma agir mais com egocentricidade ou empatia. Será que você negocia mais com o outro ou consigo próprio?

A sua resposta a essa pergunta explicará o porque você é feliz ou infeliz na sua vida profissional.

Sucesso!

Tadeu Artur Cavedem
Consultor comportamental

Nenhum comentário:

Postar um comentário