quarta-feira, 4 de junho de 2014

Tecnologia e mudança comportamental.



Investir em máquinas e equipamentos e manter o parque tecnológico atualizado é o foco da maioria de empresas que busca o sucesso num mercado cada vez mais competitivo.

Embora as empresas invistam muito dinheiro em novas tecnologias, é comum observarmos no mundo empresarial, um retorno muito abaixo das expectativas, pois a nova tecnologia não trouxe o resultado esperado, compatível com o investimento feito.

Na maioria das vezes, isso ocorre em virtude da negligência, por parte dos administradores, em fazer um investimento paralelo no desenvolvimento de seus colaboradores, pois estes são os responsáveis por operar as novas tecnologias.

É importante lembrar que não estou me referindo ao conhecimento técnico dos colaboradores, pois com certeza eles serão treinados devidamente pelos fabricantes dos equipamentos, mas sim ao investimento que as empresas deveriam fazer na área comportamental de todos os seus colaboradores.

É preciso urgentemente dar a todas as pessoas que trabalham na empresa, oportunidades de se conhecerem a si mesmas, através de processos educacionais que os levem a refletir sobre o papel de cada um na sociedade, na empresa, enfim, na vida.

As empresas que estão trilhando esse caminho já perceberam de que não adianta entregar novas e caras tecnologias nas mãos de colaboradores desmotivados e descompromissados com os objetivos da empresa.

Transformar grupos de trabalho em verdadeiras equipes vencedoras é a principal missão de todo e qualquer departamento de relações humanas comprometidos com o sucesso empresarial. Isso só será possível quando todos os colaboradores estiverem motivados e conscientes sobre o seu papel na vida de relação.


Tadeu Artur Cavedem
Consultor comportamental

Nenhum comentário:

Postar um comentário