quinta-feira, 19 de março de 2015

Bom ambiente de trabalho beneficia os negócios.


Criar um clima agradável no trabalho é receita para aumentar produtividade e faturamento ao ano.

Qual empresário nunca se deparou com funcionários desmotivados em função de um ambiente de trabalho ruim?

O que muitos não percebem é que o clima afeta diretamente os negócios e pode causar prejuízos financeiros, com queda na produtividade.

“Empresas com excelentes ambientes de trabalho, além de proporcionarem melhor qualidade de vida aos funcionários, são mais produtivas, têm rotatividade significantemente menor que a média do mercado e registram crescimento mais sólido e uma chance maior de sucesso nos negócios”, afirma Bruno Mendonça, responsável pelo conteúdo da Great Place to Work do Brasil, companhia especializada em pesquisa, em consultoria e em treinamento focados no tema.

Segundo ele, os benefícios são concretos: pesquisa da Universidade de Wharton (EUA) e da London Businness School (Inglaterra) mostra que as empresas eleitas entre as cem melhores companhias para trabalhar nos Estados Unidos, entre 1984 e 2009, tiveram lucros maiores, na faixa de 2,4% a 3,7% ao ano.

“A análise concluiu também que a satisfação no trabalho está relacionada com o valor de mercado da companhia. Por isso, todas as empresas devem se importar com o ambiente de trabalho, independentemente do tamanho. A questão está mais na postura e nas atitudes das lideranças do que em ações que exijam grandes investimentos”, explica.

Para criar um ambiente positivo, um princípio essencial é criar e manter altos índices de confiança entre as pessoas. Apesar de isso exigir que toda a equipe faça parte do processo, os donos da empresa têm papel fundamental.

“Atitudes como falar e escutar sempre os funcionários e compartilhar com eles os resultados obtidos pela empresa ajudam bastante. Essas são práticas simples, mas fundamentais para gerar confiança e engajamento dos funcionários”, ressalta Mendonça.

Também é importante medir o nível de satisfação dos colaboradores com a empresa. “A partir de pesquisas, é possível ver quem são seus funcionários e o que eles pensam e desejam. Com base nisso, identificam-se medidas para melhorar o ambiente de trabalho”, diz.

Para as empresas de pequeno porte, pela proximidade, uma conversa pode resolver. Um ambiente de trabalho mais descontraído não deve ser motivo de preocupação para os empreendedores. “Descontração e bons resultados financeiros não são contraditórios. As organizações reconhecidas como as melhores empresas para trabalhar são, comprovadamente, mais produtivas e geram melhores resultados. O principal motivo dos funcionários permanecerem nessas companhias são as oportunidades de crescimento e da confiança que possuem nos gestores e colegas de trabalho”, completa.

Texto extraído do Jornal do Comércio.

Tadeu Artur Cavedem
Palestrante motivacional
Consultor comportamental

Celular: 11 9 9989-4865

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