segunda-feira, 29 de julho de 2013

Etiqueta social e profissional


Viver em sociedade implica manter e fortalecer relacionamentos, conviver com regras básicas para que todo o processo de comunicação se dê da maneira mais adequada possível.

Ao pesquisarmos a palavra etiqueta, veremos que ela pode ser entendida como uma pequena ética.

Na verdade, a mais comprometida concepção de etiqueta está ligada muito mais a um comportamento interior do que apenas às aparências.

Ser ético e verdadeiro significa possuir qualidades que remetem a um comportamento social politicamente correto, no qual o respeito para com o próximo é um dos elementos basilares.

A verdadeira etiqueta, seja ela social ou profissional, está mais para a essência do que aparência.

Nesse contexto, a etiqueta deve ser vista, entendida e praticada, muito mais como uma natural conduta cidadã do que uma encenação, na qual se faz comentários, saúda e se relaciona com os demais como quem diz um texto decorado.

Os reflexo da falta de etiqueta em uma empresa podem ser mais nefastos do que se imagina.

Regras básicas e sempre válidas

Embora a simples listagem de regras básicas sirva apenas para destacar alguns tópicos, apresentamos a seguir algumas dessas recomendações de etiqueta social e profissional.

Dicas de etiqueta empresarial:
·         Pontualidade é ponto de honra.
·         Roupas discretas, sem modismos.
·         Nunca se esqueça de que a primeira impressão é a que fica.
·         Tenha sempre cartões profissionais disponíveis.
·         Porta aberta não significa “entre”.
·         Pare à porta, sorria, peça licença. Ao ser autorizado entre, cumprimente com um “bom dia” ou expressão adequada para o horário, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado por ele.
·         Ao conversar olhe nos olhos.
·         Aprenda a ouvir.
·         Não se distraia durante a conversa.
·         Postura: não cruze os braços, não se sente de qualquer jeito jogando o copo na cadeira (mesmo se estiver cansado), como também não se sente na beirada da cadeira. Ao sentar-se esteja bem acomodado, porém ereto e de forma adequada.


Extraído da Revista Brasileira de Administração

Tadeu Artur Cavedem
Consultor comportamental
www.futuramente.com.br
contato@futuramente.com.br
Telefone: 11 4023-2038
Celular: 11 9 9989-4865

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