domingo, 7 de julho de 2013

Bombril - 1001 utilidades...

A história

Em 1948, em troca de uma dívida, o fundador da empresa, Roberto Sampaio Ferreira, recebeu uma máquina de extração de esponjas de lá de aço.

O produto não se tratava de uma novidade, porém, era importado e caro. Portanto, pouco acessível para as donas de casa da época, que ainda cozinhavam em panelas de ferro, mas já vivenciavam a transição para as de alumínio.

Apesar de terem desenhos modernos, serem mais leves e rápidos de aquecer, os novos utensílios eram igualmente difíceis de limpar.

O mercado pedia algo que facilitasse a limpeza e desse brilho.

Foi então que, em 14 de janeiro daquele ano, Ferreira se organizou e começou a fabricar a palha de aço mais famosa do Brasil.

Fundou em São Paulo, no Brooklin, a empresa “Abrasivos Bombril”, atendeu a um sonho feminino no final da década de 1940 e causou uma verdadeira revolução, pois, além de polir panelas, o produto limpava vidros, louças, azulejos e ferragens.

Ficou mais fácil, agora, entender de onde surgiu a ideia de que “Bombril tem 1001 utilidades”.

O nome

O nome da empresa e da lã de aço que inaugurou o empreendimento, que hoje conta com longa lista de produtos voltados para o segmento de higiene e limpeza, surgiu da junção do adjetivo “BOM” com o substantivo masculino “BRILHO”.

Hoje, a ferramenta preferida por quem tem que limpar e lustrar panelas no Brasil ainda é o principal produto da empresa, que responde por 38% de seu faturamento.

Nova Apresentação

Desde o início de sua comercialização, a lã de aço Bombril ganhou destaque por sua qualidade.

Como os demais produtos do gênero, era vendido solto, ou seja, em nenhum tipo de embalagem ou identificação que o diferenciasse visualmente dos demais. E, mesmo assim, era o mais escolhido na hora da compra.

O sucesso nas vendas e a maior atenção dos concorrentes fizeram a empresa adotar um selo vermelho para identificar  o produto.

O próximo passo foi colocar os tufos de palha de aço numa caixa de papelão, também na cor vermelha.

Entre 1961 e 1973, a Bombril ganhou corpo com a incorporação de outras empresas, ampliando sua gama de produtos.

Em 1976, a linha de produção saiu do Brooklin e foi para modernas instalações na cidade de São Bernardo do Campo, unidade que existe até hoje e é considerada a grande casa da empresa.

Sucesso na TV

Em 1978, a ideia de apostar num “garoto-propaganda”  transformou a Bombril em referência na área de marketing e a marca ganhou enorme visibilidade.

A simpatia e os bons textos interpretados pelo ator Carlos Moreno ganharam os brasileiros.
O personagem se associou ao produto e as vendas estouraram.

A época ficou marcada também por nova expansão da linha de produtos, que foi seguida nos anos posteriores.

A marca introduziu no mercado o detergente líquido, desinfetante, amaciante, esponjas de limpeza, inseticidas e desodorizadores de ambiente.

Além de sinônimo de lã de aço, a Bombril virou uma completa linha de produtos para limpeza.


Extraído da Revista Brasileira de Administração


Tadeu Artur Cavedem
Consultor Comportamental
www.futuramente.com.br
contato@futuramente.com.br
Telefone: 11 4023-2038
Celular: 11 9 9989-4865

Nenhum comentário:

Postar um comentário