segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Líder - Abra a mão do seu poder... delegue...


Se você é líder e quer liderar uma equipe poderosa é preciso aprender a abrir mão de seu poder.

Todo líder de sucesso sabe que colaboradores que que se sentem seguros, capazes e confiantes conseguem render muito mais do que os demais.

O líder reconhece que quando os colaboradores se sentem excluídos nos processos de decisões das empresas, sem nenhuma autoridade ou responsabilidade sobre o trabalho que executa, acaba tendo um péssimo desempenho e passam a reclamar de tudo e de todos, tornando o ambiente muito desagradável para trabalhar.

Os líderes de sucesso compreenderam que é preciso delegar cada vez mais, autoridade e responsabilidade, se quiserem ter nas mãos uma equipe altamente motivada e compromissada com os objetivos da empresa.

O medo de perder o poder  e a insegurança que levam alguns líderes a resistirem essa atitude tem trazido mais problemas que soluções para o desenvolvimento de suas carreiras profissionais.

O líder precisa ser esperto e utilizar a sua autoridade para obter resultados cada vez melhores, estimulando seus colaboradores a trabalharem cada vez mais e melhor, fazendo com que todos passem a assumir suas responsabilidade perante os resultados da empresa.

É claro que quando você delega o poder dividirá a responsabilidade com a equipe, e, consequentemente, todos trabalharão com muito mais motivação, alegria e concentração naquilo que precisa ser executado.

O líder moderno e bem sucedido já aposentou algumas metodologias ultrapassadas, tais como: usar o chicote ou prêmios em dinheiro para estimular suas equipes a atingir seus objetivos.

Se quiser se tornar num grande líder bem sucedido, ajude os seus colaborares a transformar responsabilidade em motivação.

Colaboradores automotivados reconhecem que o sucesso de suas carreiras depende, única e exclusivamente, deles mesmos e farão tudo para que seus sonhos se concretizem.

Mas, para que isso aconteça é necessário que você dê carta branca para que executem seus projetos e tarefas da maneira como quiserem. 

Você diz o que quer e o como fazer ficará por conta deles, que se utilizarão de grandes doses de energia e motivação.

Um grande líder jamais delega uma tarefa e depois volta atrás, cometer um erro desses pode ser fatal para acabar com a motivação da equipe.

Você, como líder, deverá deixar que seus liderados possam experimentar o sabor do poder. Quando as pessoas são livres para utilizar a sua própria criatividade e têm autonomia sobre o seu trabalho, experimentam uma sensação que leva todos à responsabilidade pelos resultados.

Lembre-se de que todo mundo é líder, então permita que seus colaboradores aumentem gradativamente o círculo de influência nas decisões da equipe e amplie a autoridade formal até o limite do possível. 

Permita que eles exercitem suas criatividades e delegue responsabilidades.

Para ser líder é preciso utilizar o bom senso em todas as ocasiões, então delegue e cobre responsabilidades.

Esse é o caminho mais curto que levará todos ao sucesso.

Tadeu Artur Cavedem
Consultor comportamental
Telefone: 11 4023-2038

Celular: 11 9 9989-4865

Nenhum comentário:

Postar um comentário