As pessoas trabalham para conseguir
dinheiro. É difícil fugir dessa regra do mercado. Mas não é apenas incentivo
financeiro que vai garantir o melhor desempenho dos profissionais. Além disso,
nem sempre é possível dar bônus e aumentos de salário, principalmente em tempos
de crise.
Ser capaz de motivar a equipe e estar
atento às suas necessidades é qualidade essencial para um líder. "Muitos
são capazes de administrar coisas e atingir resultados, mas liderar pessoas não
é para qualquer um", afirma Geovana Magalhães, gerente de desenvolvimento
de lideranças e engajamento da LHH, consultoria especializada em carreira.
Segundo ela, primeiro o líder tem de
estar atento ao que motiva cada pessoa, abrindo um diálogo muito franco com os
subordinados, para perceber e perguntar de forma direta o que as pessoas
apreciam, o que as deixam motivadas e mais felizes.
"Cada pessoa se motiva por uma
razão diferente. Para algumas é dinheiro, outras querem liberdade de atuação,
qualidade de vida ou grandes desafios para que possam se desenvolver",
afirma.
Saber o que estimula cada pessoa é o
primeiro passo. Confira outras cinco ações básicas para manter a equipe sempre
em busca do melhor resultado.
Reconhecer
A primeira medida para motivar a
equipe pode ser a mais simples: reconhecer o sucesso e o bom trabalho. "O
ser humano não é nada sem reconhecimento", afirma Jonas Duarte, sócio-diretor
da Crescimentum, consultoria especializada em desenvolvimento de líderes.
Como resolver isso? No dia a dia,
pode ser o elogio e o retorno em uma avaliação, conhecido na linguagem
corporativa como feedback.
Mas outros gestos também podem
mostrar sua satisfação. "Se o profissional desenvolveu um determinado
projeto e o chefe o leva junto na hora de defender [esse trabalho] para a
diretoria, ele se sente valorizado", afirma Geovana Magalhães.
Inspirar
Liderança é incentivar, cobrar e
passar funções, mas também inspirar sua equipe, sendo um modelo. "[O
chefe] precisa ter coerência entre o que fala e o que faz", afirma Geovana
Magalhães.
É preciso também que sua equipe
entenda os valores e missões da companhia ou de sua área. "É comum o
funcionário estar trabalhando e não saber o objetivo, a missão dentro da
empresa", diz Jonas Duarte.
Segundo ele, o gestor deve falar
individualmente com cada funcionário, para entender se os valores e objetivos
da empresa estão de acordo com o funcionário. E não basta que aconteça apenas
na hora em que ele é contratado. "Isso tem de ser lembrado mensalmente, se
possível", afirma Duarte.
Delegar
Sabe o ditado "se quer algo bem
feito, faça você mesmo"? Pois então, um bom líder não deveria dar ouvidos
a ele. Centralizar tarefas é uma opção ruim.
Saber delegar funções é uma
habilidade essencial do bom chefe.
"Delegar funções que o líder
entende que seu funcionário pode fazer é uma forma de motivar", afirma
Duarte. "O profissional naturalmente vai se sentir reconhecido".
Desafiar
A rotina e mesmice podem ser outros
fatores que destroem a motivação do funcionário. Cabe ao gestor, também,
colocar desafios e tarefas novas à sua equipe, que fujam da atividade normal de
cada um.
O líder deve saber se o funcionário
gosta de se sentir desafiado e é capaz de desempenhar a tarefa, mas a ideia,
afirma Duarte, é justamente desafiar seu profissional.
"É um obstáculo, no bom sentido,
para que o funcionário consiga se conhecer.
Quando ele percebe que fez algo
diferente, que não fazia, se sente motivado", afirma.
Ouvir
Os profissionais desejam ser ouvidos.
"A participação das pessoas nas soluções também motiva os grupos. Mas não
basta escutar. Tem de ouvir e considerar aquela resposta como uma possibilidade
real", afirma Geovana Magalhães.
Texto extraído do Uol Economia –
Empregos e carreiras
Ricardo Marchesan
Do UOL, em São Paulo
Do UOL, em São Paulo
Tadeu Artur Cavedem
Palestrante motivacional
Consultor comportamental
Celular: 11 9 9989-4865
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