Com a
correria do dia a dia, poucos empresários se preocupam em definir alguns
conceitos intangíveis, como missão, visão e valores da companhia.
São aspectos
de grande importância para o planejamento estratégico, pois orientam os rumos
da empresa.
Escrever os
três pontos obriga o empreendedor a algumas análises, a começar pela definição de
qual o foco da empresa. Sem isso o negócio fica sem rumo. A definição
também é útil para criar uma cultura
clara aos funcionários, que, ao conhecer os conceitos, têm autonomia para
decisões baseadas nos princípios.
“As
definições orientam sobre os caminhos a serem seguidos e tornam a empresa mais
eficaz”, diz o diretor da consultoria Vecchi Ancona Inteligência Estratégica,
Paulo Ancona Lopes.
O primeiro
passo para definir missão, visão e valores é ter a ideia clara do que a empresa
faz.
“Se demorar
mais de 30 segundos pra responder e gaguejar, não está claro”, afirma
Lopes.
Por isso, é
importante pensar de forma simples qual a razão da existência da empresa, deixando
de lado definições amplas e rebuscadas. Afinal, o que o seu negócio faz?
Com isso
certo, é possível passar aos três pontos. A missão explica de que forma a empresa
atua e desempenha suas ações.
A visão
esclarece aonde a companhia quer chegar e como pretende ser vista, focando nos
objetivos futuros.
Os valores
estabelecem os princípios que guiam o negócio, como ética, respeito aos
consumidores, pontualidade etc.
Esses
conceitos parecem pouco práticos, mas, levados ao pé da letra, podem
transformar o negócio. “Se você estabelece na missão, por exemplo, que oferece
atendimento de qualidade, deve contar com um atendimento diferenciado e sem
burocracia para o consumidor”, explica.
Para criar
os princípios, é necessário analisar tanto fatores externos como internos à
empresa. A equipe pode ajudar ou não nessa hora, dependendo da experiência
dela.
E para que
os conceitos sejam efetivos, é necessário criar processos para que missão,
visão e valores sejam seguidos e praticados por todos.
Outra dica é
checar as definições de empresa que admira para se inspirar, bem como conferir
se elas realmente entregam o que prometem.
Definições: O que são?
Missão: objetivo fundamental de uma
organização. Deve ser uma declaração clara apresentada de forma precisa,
respondendo às seguintes perguntas:
- O que fazemos?
- Para quem fazemos?
- Como fazemos?
Visão: projeção do que a empresa
considera como excelência e do que planeja alcançar no futuro. Precisa ser
realista e mostrar objetivos de longo prazo.
Valores: conjunto de princípios,
padrões e ações consideradas válidas dentro da empresa. Esse item deve considerar
os significados claros e concisos compartilhados por todos e que terão impacto
na empresa.
Texto
extraído do Jornal de Negócios – Sebrae – Edição 250
Tadeu Artur Cavedem
Palestrante
motivacional
Consultor
comportamental
Celular: 11
9 9989-4865
Nenhum comentário:
Postar um comentário