São Paulo – Qual é o primeiro passo para comprar uma franquia? Muitas
pessoas sonham em virar o dono da própria empresa, mas não sabem por onde
começar.
Buscar conhecimento é uma das maneiras de minimizar
os riscos e conhecer um pouco mais sobre o modelo de negócio. “Hoje existem
sites, cursos e livros que ajudam a entender o sistema de franchising”,
recomenda Altino Cristofoletti Junior, vice-presidente da ABF.
De acordo com dados do balanço de 2014 da
Associação Brasileira de Franchising (ABF), a taxa de mortalidade de empresas
no sistema de franquias foi de 3,7%, sendo que o índice de mortalidade dos
negócios tradicionais, segundo Sebrae, é de 24,9% em dois anos.
Para Filomena Garcia, sócia da Franchise Store, um
dos primeiros passos que todo interessado em comprar uma franquia deve fazer é
pesquisar sobre o segmento que deseja empreender. “Que lugar você gostaria de
estar todos os dias? Quando não tem uma identificação você não vai querer se
dedicar”, explica.
“Definir a região que deseja atuar já ajuda a
eliminar as marcas que não estão na região”, ensina Angelina Stockler,
sócia-fundadora da ba}STOCKLER. Veja outras recomendações dos especialistas.
1. Faça uma
autoanálise
O empreendedor deve avaliar quais são os seus
pontos fortes e quais são os fracos. “Descobrir quais características podem
agregar determinado tipo de negócio. Se ele é uma pessoa mais comercial ou
gosta de trabalhar com processos”, recomenda Filomena.
“A franqueadora dá conhecimento e suporte. Mas o
primeiro ano exige muita dedicação do franqueado e ele precisa saber se tem
habilidade em venda ou sabe lidar com pressão, por exemplo”, afirma Angelina.
2. Escolha o segmento
ideal para você
Basta gostar do produto ou serviço é um dos
principais mitos que as pessoas acreditam. “Uma coisa é gostar de comida e
outra coisa é estar à frente de um restaurante, que vai exigir uma jornada de
trabalho durante o final de semana ou a noite”, conta Junior.
Uma das recomendações de Angelina é o interessado
ir até uma franquia e observar a operação. “O franqueado tem que ser um curinga
da operação e saber atuar em todas as frentes. Já tira tudo que você não gosta,
assim fica mais fácil de identificar o segmento que você quer”, diz.
3. Pesquise sobre as
marcas
Uma vez definido o segmento que deseja atuar, o
próximo passo é buscar as redes que estão em busca de franqueados. “Veja quais
são as marcas que estão dentro do valor que você tem para investir, pesquise
sobre a marca a fundo e entre em contato com o franqueador”, ensina Filomena.
Para Angelina, nesse hora é recomendável analisar a
estrutura da rede e a qualidade do suporte oferecido aos franqueados.
4. Planeje
financeiramente
Todo empreendedor deveria ter uma reserva de
capital por conta de imprevistos financeiros que podem acontecer quando você é
dono de um negócio. “Por mais bem planejada seja a operação, é preciso saber
quanto tempo ele consegue sobreviver sem retirar dinheiro da empresa”, ressalta
Junior.
“Tem que pensar que você não vai tirar dinheiro,
pelo menos, durante um ano. Demora um tempo para que atinja o ponto de
equilíbrio. Analise o equilíbrio médio com outros franqueados”, ensina
Angelina.
5. Converse com
outros franqueados
Para saber como é a rotina da operação de uma
franquia é preciso escutar outros franqueados. “Avalie se o suporte, os
treinamentos, as responsabilidades e as expectativas de ganho são compatíveis
com o que você quer”, alerta Filomena.
“Converse também com os franqueados que saíram da
rede nos últimos 12 meses”, afirma Junior. Dessa maneira é possível entender o
suporte que a marca oferece.
6. Envolva a família
O apoio dos familiares do franqueado pode aumentar
as chances do sucesso de uma franquia. Para Angelina, o empreendedor precisa
ter apoio da família para lidar com a rotina de ser um franqueado. “Transforme
esse sonho pessoal para um sonho coletivo”, resume Junior.
7. Busque ajuda
O auxílio de um consultor ou advogado pode ser
necessário para analisar os documentos da franqueadora. Esse passo é
fundamental para empreendedores que não estão seguros ou que temem assinar um
contrato com dúvidas.
“A decisão tem que ser muito racional e não pode
ter pressa”, afirma Junior. “O trabalho de levantamento e pesquisa pode durar
de 60 a 90 dias. Não pode ser por impulso, tem que conhecer as operações antes
de investir”, completa Filomena.
Fonte:
Revista Exame.
Tadeu Artur
Cavedem
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