Siga 4 passos de transição
Ser chefe não é fácil. Assumir um cargo de liderança pode trazer
grandes benefícios, mas responsabilidades ainda maiores. Encarar o cargo pela
primeira vez, como toda mudança, exige cuidado especial.
"Quando um profissional aceita um cargo de gerência, os
relacionamentos pessoais anteriores têm de ser movidos para um nível
diferente", afirma Balvinder Powar, especialista em liderança e professor
da IE Business School, escola de negócios de Madri, na Espanha. "Você não
é mais um colega para sua equipe, e suas funções mudaram."
Por mais que um profissional tenha se preparado a vida toda para
assumir um cargo de chefia, a nova posição pede mudanças na postura que têm de
ser trabalhadas no dia a dia.
Para a consultora de carreiras Waleska Farias, autora do livro
"O Líder Integral", o gestor fala pela empresa e tem de aprender a
impôr limites, mas sem destratar ou ser rude para fazer valer sua autoridade.
Segundo Farias, que desenvolveu um programa para acelerar a
formação de novos líderes, a honestidade também deve ser prioridade para criar
vínculos com seus funcionários. "A equipe pode até perdoar falhas ou o
fato de o chefe não saber determinado assunto ou procedimento. Mas ela não vai
tolerar mentiras".
Confira dicas dos especialistas para quem se tornou chefe pela
primeira vez na carreira.
1. SEJA AMIGO, MAS IMPONHA LIMITES
Virar chefe exige atenção aos relacionamentos antigos. O colega,
que pode até ser um amigo, agora vai cumprir suas ordens. Nesse caso, a
comunicação é vital.
"Eu recomendaria conversar com cada pessoa da equipe
individualmente, para que eles falem como se sentem", diz Balvinder Powar.
"Foque na expectativa de ambos e deixe todas as questões claras, evitando
falar sobre fofoca ou assuntos subjetivos".
"O profissional tem de ter consciência de que, como gestor,
agora fala pela empresa. Por isso, deve impôr limites", afirma Waleska
Farias.
2. EVITE A INVEJA
É natural que mais de um funcionário seja cotado para a mesma
posição, quando uma vaga de gerência é aberta na empresa. Saber como contornar
a frustração dos que não conseguiram é tarefa do novo líder.
"Chame o colega para um almoço ou um café. Deixe claro,
dizendo que vocês dois queriam aquela posição da mesma maneira e tinham
competência para isso, mas uma amizade ou parceria não pode acabar por
isso", afirma Waleska Farias. "Ser claro e honesto é importantíssimo.
O silêncio é a pior medida, porque os 'fantasmas' crescem".
Powar afirma que o ideal é ser objetivo para evitar conflitos
pessoais. "Fale objetivamente o porquê de ter sido escolhido e que essa é
uma oportunidade para toda a equipe. Também seja aberto para receber
comentários. Uma boa ferramenta é a empatia. Pergunte à outra pessoa como ela
lidaria com a situação".
3. NÃO MUDE SUA PERSONALIDADE, MAS SE ADAPTE
Um funcionário brincalhão deve virar um chefe muito sério?
Segundo os especialistas, não é necessário mudar. O melhor é manter sua
personalidade, mas se adaptando às novas exgências do cargo. "Seus
funcionários terão que entender que algumas brincadeiras não cabem em certas
situações, como na frente de clientes, por exemplo".
O mesmo vale para um profissional muito sério ou fechado, já que
um líder precisa ser comunicativo.
"Uma parte importante de ser um líder é ser autêntico. Na
primeira conversa, ele deve posicionar como pretende lidar com o cargo e fazer
os outros entenderem que não mudou, apenas as circunstâncias", afirma
Powar.
4. PROCURE UM MENTOR
Por mais preparado que esteja, um novo cargo sempre pode trazer
insegurança.
"Autoconfiança é subjetiva. Cada um vai aprender a lidar
com isso. Pode ser em terapia, coaching ou mesmo sozinho", afirma Waleska
Farias. Ela afirma que uma boa tática é procurar alguém que já tenha passado
pela mesma experiência para ser seu mentor.
Para evitar insegurança, também é importante lembrar que, se
agora ocupa um cargo de liderança, é porque outros gerentes acharam que estava
pronto para a posição, afirma Powar.
Texto extraído de Uol Economia – Empregos e carreiras
Tadeu Artur Cavedem
Palestrante motivacional
Consultor comportamental
Celular: 11 9 9989-4865
Nenhum comentário:
Postar um comentário