segunda-feira, 13 de outubro de 2014

As crises e as oportunidades...



As crises e as oportunidades.

Estamos chegando ao final de mais um ano de atividades, onde o pessimismo e a corrupção foram constantes no cotidiano de todas as empresas.

Para fechar com chave de ouro o ano de 2014 chegaram as eleições, onde parte da população pensa em manter o atual sistema e a outra parte anseia por mudanças.

Diante das incertezas da vida, muitos empresários deixaram de investir e ficaram na expectativa do que poderá vir acontecer no próximo ano e com isso acabaram por contribuir com a crise de produtividade que assola o país.

Reclamar da crise e ficar aguardando o que virá não é uma atitude saudável, pois pode comprometer o sucesso do próprio empreendimento.  Em momentos de crises, de baixa produção, o ideal é necessário investir ainda mais no seu negócio.

Aproveite o baixo nível de produtividade para fazer as manutenções preventivas, que são necessárias para manter o parque industrial preparado para trabalhar sem quebras.

Nesses momentos em que os colaboradores são menos exigidos a empresa deve procurar investir em treinamentos específicos para que todos estejam atualizados na sua profissão.

Treinamentos técnicos são necessários, mas a empresa não deve deixar de investir no treinamento comportamental de seus colaboradores, para que os mesmos se unam em torno dos mesmos ideais da empresa, e juntos possam enfrentar a crise com mais força e otimismo.

Os treinamentos comportamentais melhoram os relacionamentos interpessoais e reduzem os atritos que geram descontentamentos, baixa produtividade e baixa qualidade dos produtos.

As empresas que investem em treinamentos comportamentais conseguem perceber uma grande melhora no clima organizacional, a redução do desperdício, o aumento de produtividade, a redução de custo e, consequentemente, a melhora da lucratividade da empresa.

Por melhor que sejam as máquinas e equipamentos de uma empresa, o maior patrimônio de qualquer organização, ainda é o ser humano.

Qualquer empresa que esteja disposta a enfrentar uma crise precisará ter uma equipe fortemente preparada e motivada para superar desafios.

Crises nada mais são que oportunidades de crescimento, mas para isso, é preciso estar preparado.

Tadeu Artur Cavedem
Consultor comportamental

Celular: 11 9 9989-4865

Um comentário:

  1. é um grande conjunto de habilidades com uma pitada de sorte para que uma GRANDE oportunidade possa ser concretizada ou beneficiar alguém no Brasil

    ResponderExcluir