Como o
empresário do pequeno varejo pode promover ofertas de maneira estratégica?
Quais
elementos ele deve avaliar?
Para a
escolha de ofertas de forma estratégica, o gestor de um pequeno negócio deve
levar em consideração, em primeiro l ugar, o processo de compras, ou seja: como
foi a negociação de entrega com o lote comprado; qual o prazo der pagamento; e
como é o processo de venda dos produtos.
É importante
seguir uma classificação, usando uma forma de separação dos produtos que
considere o volume de vendas em relação à lucratividade.
Não é
recomendado que sejam utilizados para ofertas produtos-chave da empresa, ou
seja, aqueles que são “estrela” (alto giro e alta lucratividade) ou os chamados
“,menino prodígio” (alta lucratividade e baixo giro).
Recomenda-se
que sejam trabalhados aqueles que apresentem baixo giro e baixa lucratividade
ou alto giro e baixa lucratividade, sempre levando em consideração as
negociações para compra.
Tais
produtos devem ser os prioritários no momento de listar os itens que
estrategicamente entrarão em oferta.
Esses
produtos devem ser expostos em pontos precisos n a loja e ter preços com menor
margem de lucro – ou em certas condições, pode-se reduzir o valor cobrado para
o valor de custo.
O varejista
também pode associar um produto a outro para potencializar o valor enxergado
pelo cliente.
Por exemplo:
junta escova ao creme dental, ou copo à cerveja, e colocar um preço
promocional.
É importante treinar e manter a equipe
informada sobre essa estratégia e, por fim, se for necessário, tentar ainda
vender a preço menor que o de custo, a fim de esvaziar o espaço e dar chance
para outros produtos.
Para não
perder dinheiro nem diminuir o capital de giro da empresa, é indicado ofertar
os produtos que estão há mais tempo dentro da loja.
Considere
como estratégia de ofertas o período em que o produto está na prateleira.
Levando em
conta que a maior parte dos produtos é paga no prazo médio de 45 dias, e
correlacionando a estratégia com um semáforo, defina os produtos amarelos (em
alerta), entre 45 e 60 dias, e vermelhos (venda urgente), aqueles com mais de
60 dias, na área de vendas.
Jean Fábio
de Oliveira – Consultor do Sebrae-SP
Texto
extraído do Jornal de Negócios – Edição Janeiro/2015.
Tadeu Artur
Cavedem
Palestrante motivacional
Consultor
comportamental
Celular: 11
9 9989-4865
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