Em 1999, em
Amsterdã (Holanda), vi que as vitrines dos açougues funcionavam como obras de
arte – um estímulo aos sentidos.
Além disso,
na entrada dos estabelecimentos, figurava em destaque a letra “K”, com uma
coroa na parte superior.
Era a
abreviação de keurslager (açougue) e indicava uma marca registrada pela
associação dos açougueiros. Para os consumidores significava garantia de
atendimento personalizado e profissional, de controle higiênico-sanitário e de
qualidade da carne.
Em toda a
Holanda, cerca de 550 associados eram autorizados a usar a marca como uma
franquia, na qual o comerciante, embora absolutamente independente nas suas
ações econômicas, está sujeito a regras disciplinadoras.
A associação
fornece assessoria e treinamento em gestão, marketing e automatização para
valorizar a qualidade da atividade e sua imagem.
Uma
verdadeira estratégia de confiabilidade baseada na certificação.
O processo
de certificação se tornou tão vigoroso que foi estendido a 200 estabelecimentos
belgas e já é referência na Alemanha, Inglaterra, Irlanda, Polônia e Austrália.
A associação
desenvolve ações permanentes para garantir a melhoria do padrão de atendimento,
tornando o empreendimento mais eficiente e competitivo para enfrentar a
concorrência das grandes redes varejistas.
Essa
experiência me motivou a trazer o modelo para o Brasil.
Temos
condições de ser bem-sucedidos, pois contamos com uma rede de potenciais
parceiros, reunindo escolas e faculdades públicas, o Sindicato do Comércio
Varejista de Carnes Frescas do Estado de São Paulo e o Sebrae-SP.
Nesta última
entidade, já está em desenvolvimento um projeto de Certificação de Açougue.
Temos
convicção de que este modelo servirá de inspiração para outras atividades,
resultando no fortalecimento da atividade empreendedora em benefício da
coletividade.
Texto extraído
do Jornal de Negócios
Tadeu Artur
Cavedem
Consultor
comportamental
Palestrante
motivacional
Celular: 11
9 9989-4865
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