Criar um
clima agradável no trabalho é receita para aumentar produtividade e faturamento
ao ano.
Qual
empresário nunca se deparou com funcionários desmotivados em função de um
ambiente de trabalho ruim?
O que muitos
não percebem é que o clima afeta diretamente os negócios e pode causar
prejuízos financeiros, com queda na produtividade.
“Empresas
com excelentes ambientes de trabalho, além de proporcionarem melhor qualidade
de vida aos funcionários, são mais produtivas, têm rotatividade
significantemente menor que a média do mercado e registram crescimento mais
sólido e uma chance maior de sucesso nos negócios”, afirma Bruno Mendonça,
responsável pelo conteúdo da Great Place to Work do Brasil, companhia especializada
em pesquisa, em consultoria e em treinamento focados no tema.
Segundo ele,
os benefícios são concretos: pesquisa da Universidade de Wharton (EUA) e da
London Businness School (Inglaterra) mostra que as empresas eleitas entre as
cem melhores companhias para trabalhar nos Estados Unidos, entre 1984 e 2009,
tiveram lucros maiores, na faixa de 2,4% a 3,7% ao ano.
“A análise
concluiu também que a satisfação no trabalho está relacionada com o valor de
mercado da companhia. Por isso, todas as empresas devem se importar com o
ambiente de trabalho, independentemente do tamanho. A questão está mais na
postura e nas atitudes das lideranças do que em ações que exijam grandes
investimentos”, explica.
Para criar
um ambiente positivo, um princípio essencial é criar e manter altos índices de
confiança entre as pessoas. Apesar de isso exigir que toda a equipe faça parte
do processo, os donos da empresa têm papel fundamental.
“Atitudes
como falar e escutar sempre os funcionários e compartilhar com eles os resultados
obtidos pela empresa ajudam bastante. Essas são práticas simples, mas
fundamentais para gerar confiança e engajamento dos funcionários”, ressalta
Mendonça.
Também é
importante medir o nível de satisfação dos colaboradores com a empresa. “A partir
de pesquisas, é possível ver quem são seus funcionários e o que eles pensam e
desejam. Com base nisso, identificam-se medidas para melhorar o ambiente de
trabalho”, diz.
Para as
empresas de pequeno porte, pela proximidade, uma conversa pode resolver. Um
ambiente de trabalho mais descontraído não deve ser motivo de preocupação para
os empreendedores. “Descontração e bons resultados financeiros não são
contraditórios. As organizações reconhecidas como as melhores empresas para
trabalhar são, comprovadamente, mais produtivas e geram melhores resultados. O
principal motivo dos funcionários permanecerem nessas companhias são as
oportunidades de crescimento e da confiança que possuem nos gestores e colegas
de trabalho”, completa.
Texto
extraído do Jornal do Comércio.
Tadeu Artur
Cavedem
Palestrante
motivacional
Consultor
comportamental
Celular: 11
9 9989-4865
Nenhum comentário:
Postar um comentário