Precisamos
entender que a nossa vida profissional é construída diariamente, através de
muito esforço, portanto, de nada adianta ficarmos ansiosos e criarmos
expectativas de que no próximo mês seremos promovidos e atingiremos o topo da
nossa carreira, como se tudo acontecesse num grande passe de mágica.
Para se
chegar ao pódio de uma carreira profissional terá que fazer grandes
investimentos de tempo e dinheiro. Achar que a empresa deverá investir em você
é o maior dos erros que pode cometer, pois estaria delegando essa
responsabilidade, que é sua, para a empresa.
É claro que
existem empresas que ajudam seus colaboradores pagando parte dos seus estudos e
treinamentos, mas você deverá fazer a sua parte e os seus investimentos se
quiser ser bem sucedido na vida profissional.
Não importa
a sua área de atuação na empresa, procure se especializar no seu segmento de
trabalho. Se você é contador, procure manter-se atualizado, participando de
treinamentos, seminários e workshops que estejam relacionados com o seu dia a
dia. Assine revistas específicas que
tratam de assuntos que tem tudo a ver com a sua profissão e participe de grupos
de estudos e pesquisas relacionados ao seu campo de atuação.
Para ser um profissional
bem sucedido na carreira não basta você ser um expert no assunto, mas terá que
ter outras habilidades e atributos, tais como: falar uma segunda língua, saber
se relacionar com os colega e com os superiores, ter facilidade para falar em
público, saber administrar conflitos, manter o equilíbrio diante de situações estressantes
etc.
Algumas
habilidades e atributos poderão ser obtidos através de treinamentos
específicos, que geralmente não estão no rol das prioridades das empresas,
então caberá somente a você fazer os investimentos que forem necessários para
suprir essas deficiências. Mas existem alguns que você só conseguirá obtê-los
através do conhecer a si mesmo. Esses são os mais trabalhosos de serem obtidos
por causa do nosso orgulho, que nos dá uma imagem de que já somos perfeitos,
portanto, não precisamos mudar.
É preciso
tomar muito cuidado com a acomodação, também é conhecida como “preguiça”, pois ela
é a responsável pela maioria dos casos de insucesso profissional. É ela que não
deixa você ler um livro, aprender uma nova língua, fazer um novo curso etc.
Como o orgulho não deixará você assumir a preguiça, provavelmente encontrará
inúmeras desculpas para não fazer o que tem que ser feito, tais como: não tenho
tempo, não tenho dinheiro, não consigo aprender, tenho outras coisas mais importantes
do que isso para fazer, tenho que cuidar de mim mesmo etc.
Lembre-se
que existem dois grupos de pessoas bem distintas nas empresas em geral: Aquelas
que esperam as coisas acontecerem e vivem reclamando de tudo e de todos; e
aquelas que fazem as coisas acontecerem, estudam, se esforçam e dão tudo o que
podem para obterem o merecido lugar no pódio dos profissionais bem sucedidos e
felizes. A que grupo você pertence?
Sucesso!
Tadeu Artur
Cavedem
Consultor
comportamental
contato@futuramente.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário