Veja 9 atitudes
para chamar atenção do chefe
A concorrência para conseguir uma promoção é grande. Em um
mercado competitivo, onde a formação e a habilidade dos integrantes da equipe
podem ser parecidas, atitudes e comportamentos no dia a dia ajudam a chamar
atenção do chefe.
Segundo Eliane Figueiredo, diretora presidente da Projeto RH,
empresa de seleção de profissionais, o primeiro mandamento para ser promovido é
ter foco, tanto nos resultados quanto no cliente.
O pecado, no caso, é mirar apenas na promoção. "O foco
principal é fazer um excelente trabalho. E não apenas na sua tarefa, mas também
em como ela impacta a área e os resultados da organização", afirma Rúbria
Coutinho, especialista em RH. "Primeiro vem a qualidade do trabalho,
depois o reconhecimento".
As especialistas apontaram atitudes que ajudam os profissionais
a entrar na fila da promoção.
Saiba se está no lugar certo
Antes de investir tempo (e dinheiro) em uma promoção, é preciso
ter certeza de que está realmente no lugar certo. "Muitas vezes, o
profissional está lutando por uma promoção, mas o que ele acredita não é o
mesmo que a empresa valoriza", afirma Rúbria Coutinho. "Tenha certeza
de suas ambições. Saiba se tem carreira naquelas empresas que o interessam,
para aí sim fazer o investimento"
Deixe claro o seu desejo
Nem todo mundo deseja subir os degraus corporativos. Muitos
gostam de suas funções e preferem ficar onde estão. Nem sempre o chefe sabe
quem quer ser promovido ou não, mas uma conversa franca pode resolver isso.
"A gente ainda tem muito pudor de ficar esperando chance,
esperando ser reconhecido. É preciso deixar claro que tem ambição e entender o
que é esperado, se tem chances de crescer", afirma Rúbria Coutinho.
"Uma conversa aberta economiza muito investimento errado, tanto da empresa
quanto do profissional".
Aja como se fosse o dono da empresa
O comprometimento é uma das características mais valorizadas
pelos gestores. Para manter esse foco, segundo Eliane Figueiredo, uma boa estratégia
é agir como se a empresa fosse sua.
Mas isso não significa sair por aí dando ordens e criticando o
trabalho dos outros
"É preciso olhar com os olhos do dono. Como se tivesse uma
filial ou a área fosse sua. É preciso se comprometer, estar preocupado com
valores da empresa e com o que interfere nos resultados da equipe", afirma
a diretora.
Conheça outras áreas
Ficar olhando apenas o próprio umbigo não é uma boa. O melhor é
conhecer o que acontece a sua volta, buscando compreender como funcionam outras
áreas da empresa, principalmente as que têm relação direta com o seu trabalho.
"Não é apenas uma curiosidade. Quanto mais eu conheço, mais
posso sugerir, dar ideias e propor aprimoramento", afirma Eliane
Figueiredo.
Esteja aberto a críticas
A avaliação, ou feedback, pode ter um gosto amargo, mas é uma
chance de mostrar preocupação com o seu rendimento e capacidade de reação.
"É importante reagir positivamente à avaliação, tanto dos
colegas quanto do gestor, que eventualmente pode ser negativa. É preciso ver
isso como uma oportunidade de melhorar", diz Eliane Figueiredo.
Algumas empresas podem não ter o costume de avaliar seus
funcionários.
Nesse caso, basta pedir que seu chefe ou gestor o faça. É mais
uma chance de mostrar seu interesse e comprometimento.
Compartilhe conhecimento
Segundo Rúbria Coutinho, antigamente o pensamento dominante era
de que, se compartilhar seu conhecimento, o profissional pode virar dispensável
para a empresa.
"A lógica hoje é diferente. Quanto mais compartilho, mais tenho
a oportunidade de saltar a outra posição", afirma.
Além disso, ensinar o que sabe é preparar alguém para ocupar o
seu lugar quando a promoção chegar, outra atitude valorizada por gestores.
Reconheça seus erros
Erros acontecem e culpar a situação ou os outros definitivamente
não é a melhor estratégia para contorná-los.
Primeiro reconheça a falha, em seguida, proponha o que pode ser
feito para resolver ou mudar a situação.
"O gestor não quer um funcionário que assuma o erro e não
faz nada. Também não adianta ficar chorando na mesa do chefe", afirma
Eliane Figueiredo. "É preciso mostrar que errou, mas também analisou,
refletiu e já apresentar uma proposta diferente."
Encontre modelos
Por que se desgastar, desbravando um caminho desconhecido, se
outros já seguiram a mesma rota? Procure modelos dentro da empresa, que
conseguiram objetivos parecidos com os que busca.
"Encontre profissionais bem-sucedidos na empresa. Entenda a
trajetória daquela pessoa e o que a empresa valorizou nele", afirma Rúbria
Coutinho.
Invista em você mesmo
Um curso ou uma pós são ótimas maneiras de mostrar seu desejo de
crescer.
E não basta ficar esperando a empresa pagar.
"Tem gente que troca de carro mas não paga uma pós. Depois
não dá para dizer que é sorte ou azar. Tem de definir prioridades", afirma
Eliane Figueiredo.
"Se a prioridade é a promoção, tem de investir mais em si
do que no carro".
Texto extraído de Uol Economia – Empregos e carreiras
Tadeu Artur Cavedem
Palestrante motivacional
Consultor comportamental
Celular: 11 9 9989-4865
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