Como lidar com as emoções e evitar que desequilíbrios
pessoais afetem o cotidiano pessoal.
Administrar uma empresa ou negócios que envolvem muitas
responsabilidades sempre é uma atividade estressante.
E, quando o administrador enfrenta problemas particulares,
que causam instabilidade emocional, pode ser um coquetel explosivo.
Problemas de saúde, desentendimentos familiares,
desequilíbrio nas finanças pessoais, enfim, muita coisa pode contribuir para
interferir negativamente em seu trabalho.
Veja abaixo algumas dicas de como gerenciar emoções:
- Procure equilibrar maturidade emocional com maturidade profissional para não colocar em risco a sua carreira profissional.
- Ter autocrítica permite reconhecer o quanto os problemas pessoais podem afetar o desempenho profissional.
- Aprenda a se colocar do outro lado da mesa para vivenciar o comportamento e as atitudes das pessoas com quem está se relacionando.
- Seja discreto na abordagem dos problemas. Faça-o somente com a pessoa envolvida ou com quem possa prestar algum tipo de apoio.
- Separar sempre as pessoas dos problemas ajuda a agir com clareza.
- Mantenha-se neutro quando estiver especulando sobre problemas pessoais dos outros.
No gerenciamento das emoções é muito importante que a pessoa
procure se conhecer melhor através da autoanálise, que deve ser constante no
dia a dia de quem trabalha com desafios.
Sucesso!
Fonte: Revista Administrador Profissional.
Tadeu Artur Cavedem
Consultor comportamental
Telefone: 11 4023-2038
Celular: 11 9 9989-4865
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