A história
Em 1948, em troca de uma dívida, o fundador da empresa,
Roberto Sampaio Ferreira, recebeu uma máquina de extração de esponjas de lá de
aço.
O produto não se tratava de uma novidade, porém, era
importado e caro. Portanto, pouco acessível para as donas de casa da época, que
ainda cozinhavam em panelas de ferro, mas já vivenciavam a transição para as de
alumínio.
Apesar de terem desenhos modernos, serem mais leves e
rápidos de aquecer, os novos utensílios eram igualmente difíceis de limpar.
O mercado pedia algo que facilitasse a limpeza e desse
brilho.
Foi então que, em 14 de janeiro daquele ano, Ferreira se
organizou e começou a fabricar a palha de aço mais famosa do Brasil.
Fundou em São Paulo, no Brooklin, a empresa “Abrasivos
Bombril”, atendeu a um sonho feminino no final da década de 1940 e causou uma
verdadeira revolução, pois, além de polir panelas, o produto limpava vidros,
louças, azulejos e ferragens.
Ficou mais fácil, agora, entender de onde surgiu a ideia de
que “Bombril tem 1001 utilidades”.
O nome
O nome da empresa e da lã de aço que inaugurou o
empreendimento, que hoje conta com longa lista de produtos voltados para o
segmento de higiene e limpeza, surgiu da junção do adjetivo “BOM” com o
substantivo masculino “BRILHO”.
Hoje, a ferramenta preferida por quem tem que limpar e
lustrar panelas no Brasil ainda é o principal produto da empresa, que responde
por 38% de seu faturamento.
Nova Apresentação
Desde o início de sua comercialização, a lã de aço Bombril ganhou
destaque por sua qualidade.
Como os demais produtos do gênero, era vendido solto, ou
seja, em nenhum tipo de embalagem ou identificação que o diferenciasse
visualmente dos demais. E, mesmo assim, era o mais escolhido na hora da compra.
O sucesso nas vendas e a maior atenção dos concorrentes
fizeram a empresa adotar um selo vermelho para identificar o produto.
O próximo passo foi colocar os tufos de palha de aço numa
caixa de papelão, também na cor vermelha.
Entre 1961 e 1973, a Bombril ganhou corpo com a incorporação
de outras empresas, ampliando sua gama de produtos.
Em 1976, a linha de produção saiu do Brooklin e foi para
modernas instalações na cidade de São Bernardo do Campo, unidade que existe até
hoje e é considerada a grande casa da empresa.
Sucesso na TV
Em 1978, a ideia de apostar num “garoto-propaganda” transformou a Bombril em referência na área de
marketing e a marca ganhou enorme visibilidade.
A simpatia e os bons textos interpretados pelo ator Carlos
Moreno ganharam os brasileiros.
O personagem se associou ao produto e as vendas estouraram.
A época ficou marcada também por nova expansão da linha de
produtos, que foi seguida nos anos posteriores.
A marca introduziu no mercado o detergente líquido,
desinfetante, amaciante, esponjas de limpeza, inseticidas e desodorizadores de
ambiente.
Além de sinônimo de lã de aço, a Bombril virou uma completa
linha de produtos para limpeza.
Extraído da
Revista Brasileira de Administração
Tadeu Artur Cavedem
Consultor Comportamental
www.futuramente.com.br
contato@futuramente.com.br
Telefone: 11 4023-2038
Celular: 11 9 9989-4865
Tadeu Artur Cavedem
Consultor Comportamental
www.futuramente.com.br
contato@futuramente.com.br
Telefone: 11 4023-2038
Celular: 11 9 9989-4865
Nenhum comentário:
Postar um comentário