Saiba como lidar com o nervosismo para que ele não
o impeça de realizar suas tarefas
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No início da carreira, a maioria dos profissionais
se preocupa em dar o máximo de si para aumentar a produtividade, muitas vezes
em detrimento da própria saúde. A curto prazo, os efeitos como a falta de sono
são, teoricamente, resolvidos com facilidade, porém, quando se pensa no acúmulo dos fatores de estresse ao longo de 30 anos de carreira
ou mais, o resultado pode ser altamente prejudicial.
Até
mesmo a pressão a que os profissionais se submetem para completar suas tarefas
é um empecilho para completar todos os desafios da rotina de trabalho.
Muitos acreditam que estabelecer planos e prazos rigorosos são uma boa solução
para se organizar. No entanto, essas medidas radicais acabam trazendo ansiedade
desnecessária e problemas de autoestima, afinal, por não conseguir cumprir
todas as metas, o profissional se sente desencorajado a continuar. Mas, então,
como lidar com o estresse e o sentimento de culpa e garantir a produtividade? A
resposta está em:
1 -
Ser menos crítico e aceitar impossibilidades
Vida
pessoal, trabalho, estudos, lazer... São muitas as atividades que tomam conta
da rotina de uma pessoa e é praticamente impossível resolver todos os problemas
em um só dia. Por isso, em vez de se estressar ou se cobrar demais para
realizar todas as tarefas, é melhor priorizar as urgentes ou mais
importantes. Assim, você foca apenas no que precisa e não causa acumula
estresse diariamente.
2 –
Controle seus impulsos criativos
Embora a criatividade seja uma característica desejada por profissionais e empresas, em excesso, os
impulsos criativos também podem ser fonte de ansiedade. Isso ocorre
principalmente com pessoas altamente criativas, que acabam tendo muitas ideias
de uma vez e não têm tempo de desenvolvê-las. Mais uma vez, a organização
aparece como uma ótima maneira de lidar melhor com os projetos e evitar
frustrações. Priorizar as ideias por ordem de facilidade na implantação,
relevância e disponibilidade de tempo é essencial para selecionar apenas os
melhores planos e colocá-los em prática. Lembre-se também que algumas ideias
precisam de tempo para amadurecer, então, esperar um pouco pode ser eficiente
também para fazer propostas mais concretas no trabalho. Para não perder nenhum
insight enquanto isso, o ideal é guardar suas ideias em um caderno ou bloco de
anotações que você tenha sempre por perto. Assim, você tem também registros e
arquivos para estudo posterior.
3 –
Coloque você mesmo em primeiro lugar
Com tantas tarefas, é natural deixar os prazos para
a última hora ou colocar os problemas do trabalho acima do bem-estar. Deixar de dormir, não se alimentar nos horários corretos ou comer
apenas lanches rápidos para ganhar tempo e não se dedicar a exercícios físicos
são atitudes que irão refletir negativamente na saúde e podem gerar doenças
como obesidade, pressão alta e sintomas desagradáveis como a insônia. Para
evitar esses problemas, planejar a agenda com antecedência é fundamental e, em
algumas ocasiões, é preciso admitir que não será possível cumprir toda a tarefa
e buscar alternativas como extensão do prazo ou a colaboração de outros
colegas. Dessa forma, você não se desgasta tanto e pode levar a dinâmica do
trabalho de maneira mais leve.
·
Fonte: Universia Brasil
Tadeu Artur
Cavedem
Consultor
comportamental
Palestrante
motivacional
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