sexta-feira, 17 de abril de 2015

Como melhorar o desempenho dos gerentes...


Antes de promover um funcionário a gerente é preciso avaliar se ele tem perfil para ocupar o cargo. Afinal, esta função exige um bom relacionamento e muita capacidade de disseminar informações.

As atribuições e metas de um gerente variam de acordo com a área de atuação, mas duas são comuns a todos: orientar equipes e designar tarefas. Porém, nem sempre os profissionais que ocupam esta função estão preparados para cumprir as demandas, o que resulta em insatisfação pessoal e cobrança por parte da empresa. O que fazer?

Uma pesquisa da consultoria de desenvolvimento de liderança Zenger/Folkman aponta que 46% dos colaboradores mais infelizes ocupam o cargo de gerente ou supervisor.

Outro estudo, da ETALENT, mostra quais são as maiores angústias destes profissionais: 68% sofrem por terem que bater metas agressivas, 53% pela responsabilidade de cuidar da carreira dos subordinados, 52% por assumir riscos excessivos, 49% por terem que dominar ferramentas complexas de gestão e também 49% por receio sobre a aceitação da equipe.

Esses dados parecem assustadores, não é mesmo? O gerente é o principal responsável pelo relacionamento da empresa com os clientes. É ele que atua no dia a dia. Se estiver desmotivado, como terá a atenção e os cuidados necessários?

Ainda avaliando os estudos citados, é possível perceber que os medos são causados, em alguns casos, por falta de perfil para assumir a posição e, em outras situações, a insegurança vem do despreparo e da ausência de treinamento. Ou seja, a responsabilidade pela insatisfação e até mesmo pelo mau desempenho pode ser da própria organização.

Antes de promover um funcionário espetacular a gerente é preciso avaliar se ele tem perfil para ocupar o cargo. É comum que profissionais que são muitos bons tecnicamente não apresentem a mesma performance ao assumir a gerência. Afinal, esta função exige um bom relacionamento interpessoal, a capacidade de disseminar as informações e competência para tomar decisões. Se não houver estes atributos, a empresa corre o risco de perder um ótimo colaborador para ter um gerente medíocre.

Também vale lembrar que em muitos casos é possível desenvolver as habilidades. É comum que os bons funcionários sejam promovidos sem nenhum tipo de treinamento ou preparação. Algumas pessoas ‘nascem’ prontas para exercer determinadas funções, mas a maioria precisa apenas de auxílio e orientação para aperfeiçoar seus talentos.

Há empresas que ainda têm uma visão antiga de como funciona o mercado de trabalho. Acreditam que o funcionário fica satisfeito apenas com um bom salário e possibilidade de crescimento. Mas hoje, as pessoas buscam satisfação pessoal no ambiente de trabalho. Preocupam-se em desenvolver bem as suas funções e atuar em um ambiente amigável. É importante que saibam o que se espera delas, a importância da função que ocupam para o todo e tenham apoio para se desenvolver.

Texto extraído de Administradores.com

Tadeu Artur Cavedem
Consultor comportamental
Palestrante motivacional

Celular: 11 9 9989-4865

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